Notícias Sobre o NPA







 
                                   

Seminário destaca trabalho em equipe



Nos dias 29 e 30 de maio aconteceu o 3º Seminário Interno da Terco, com a participação de 40 funcionários das áreas de apoio da empresa. O evento - realizado no Hotel Vacance, em Águas de Lindóia (SP) - se destacou pelo dinamismo, pela criatividade e pelo clima de descontração. A programação foi estruturada como uma grande competição, forma escolhida para reforçar o tema "Trabalho em Equipe" e evidenciar a importância de uma atuação integrada, em prol da empresa e de seus objetivos.
   Organizado pelo sócio Ronaldo Loyola e pelos associados Victor Paschoalin e Ricardo Rabinovich, o 3º Seminário Interno da Terco contou com o suporte de profissionais do NPA – Núcleo de Psicologia Aplicada. O principal conceito transmitido foi que, por meio da união, força de vontade, organização e comprometimento, é possível vencer desafios profissionais e pessoais.

Atividades - Os participantes foram divididos em quatro equipes: Vermelha, Azul, Preta e Branca. Na primeira tarefa, cada equipe escolheu seu nome, criou seu símbolo e um grito de guerra. A segunda prova envolveu a montagem de um objeto que deveria traduzir o símbolo do grupo, a partir de materiais disponibilizados pelos organizadores do evento.

  Após o almoço e a sessão de relaxamento conduzida pelas psicólogas do NPA, as atividades prosseguiram com diversas competições entre as equipes. À noite, durante um churrasco, aconteceu a última prova do dia: Show de Talentos. No segundo dia, após a realização de mais algumas provas, iniciou-se a contagem dos votos para apuração dos vencedores. A animação marcou a entrega dos prêmios, com direito aos gritos de guerra dos competidores.

Opinião de quem participou - "A dinâmica das competições incentivou a interação e o trabalho em equipe", disse Andrea Cola. "Poderemos aplicar nosso aprendizado para valorizar as pessoas e formar um grande e único time de trabalho em busca dos objetivos da Terco", complementou Renato de Carvalho, vencedor do prêmio de destaque pelo espírito de liderança. "Nas atividades, prevaleceram fatores fundamentais para o trabalho em grupo, como comunicação, responsabilidade, superação, motivação, integração, competitividade e, sobretudo, respeito", declarou Cristiane de Oliveira, uma das participantes.





Escolhidos os Trainees 2004



  Após concorrido processo seletivo, que envolveu cerca de 5.800 inscritos, batendo recorde dos anos anteriores e superando as expectativas da Terco, os 27 trainees contratados neste ano começaram o treinamento em 02 de agosto. Foram quatro etapas, envolvendo exame psicotécnico e dinâmica em grupo com as psicólogas do NPA – Núcleo de Psicologia Aplicada, entrevistas com os sócios e associados e entrevista final com os coordenadores de cada divisão. "É um processo eficaz, que traz um aproveitamento acima do esperado em um curto espaço de tempo, proporcionando a mesma oportunidade para todos, independentemente do conhecimento de cada um", afirmou Silmara Lino Rodrigues, 23 anos, uma das profissionais contratadas. A Terco desenvolve anualmente, desde 1986, este processo de recrutamento de trainees. Praticamente todos os auditores e consultores da Terco passaram um dia por este mesmo processo. Um exemplo disso é Ricardo Correia, que foi admitido na Terco em 2001: "O Projeto é ótimo, propicia aos estudantes a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos e o ingresso no mercado de trabalho", definiu. Para Renato dos Santos, de 21 anos, aluno do IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior e um dos trainees 2004, a Terco investe no crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal de quem está começando.





2º Seminário Interno - 2003



Nos dias 28 e 29 de junho, realizamos com grande sucesso o 2º seminário interno da Terco, no hotel Rancho Silvestre em Embú – SP, com a participação de todos os profissionais do "back-office".
   A cerimônia de abertura contou com a presença do nosso presidente e do sócio da divisão tributária, Wanderlei. Mauro discorreu sobre a história da Terco, que atualmente ocupa o 7º lugar no ranking das maiores empresas de auditoria do Brasil, descrevendo experiências vividas desde a sua fundação em 1982 e destacando a importância dos departamentos internos nessa missão, enfatizando como é possível superar as adversidades e se tornar vencedor.
   Neste seminário, contamos mais uma vez com a participação das profissionais da empresa NPA – Núcleo de Psicologia Aplicada, que conduziram alguns painéis do evento com muita propriedade e competência, sob a coordenação da psicóloga Magali Fernandes. Pela Terco, o sócio Ronaldo foi o responsável por várias palestras e atividades apresentadas a seguir, com a importante e ativa participação dos gerentes Victor e Ricardo.
  As atividades tiveram início no dia 28, com o painel "Atitude é Tudo" enfocando que ser próativo é essencial nos relacionamentos, no atendimento ao cliente (interno e externo), no trabalho em equipe, na imagem da organização, etc. A apresentação foi ilustrada com dois vídeos e contou com debate intenso do tema entre os participantes.
   Em seguida foi apresentado o painel sobre etiqueta, com exemplos práticos de postura adequada para coquetel, festa, jantar de confraternização ou almoço profissional. Logo em seguida, durante o almoço, todos colocaram em prática algumas dicas recebidas.
  No período da tarde foi ministrado o painel "Comunicação", que teve como objetivo desenvolver essa habilidade usando seus componentes mais importantes, tais como clareza, objetividade e forma. Antes do início da atividade, cinco profissionais (Mario, Carol, Suzana, Adriana e Edimilson) foram filmados realizando breve discurso a respeito do que estavam achando do evento até aquele momento. Esse material foi utilizado de forma didática para enfatizar pontos positivos e negativos na comunicação.
   O final do dia foi reservado para a integração do grupo, com a realização de atividades esportivas e de lazer como futebol, vôlei, piscina e bate papo. O primeiro dia de atividades foi encerrado com um jantar, seguido de um "karaokê" animado por um conjunto musical.
   No dia 29, os painéis apresentados foram inspirados numa metáfora, simbolizando os atributos necessários para um bom desempenho individual e o que é preciso para se tornar um membro eficaz, capaz de compor um "time de águias". Baseando-se nas experiências do nosso dia-a-dia na Terco, o seminário também focalizou as atitudes corretas e incorretas ("Good Show x Bad Show"), a importância de assumir responsabilidades e nunca se omitir diante de um problema ("O Problema Não é Meu") e os cuidados especiais com relação ao atendimento telefônico e aparência pessoal.
   Temos certeza de que o conhecimento agregado neste seminário contribuirá diretamente para a manutenção da empresa em sua escalada de crescimento sustentado.

Esta é a Terco. Vamos em frente!





Trainee 2003 - Recorde em Contratação



   No dia 03 de julho, finalizamos o processo de recrutamento e seleção de trainees para as divisões de auditoria e consultoria, com a admissão recorde de 33 novos profissionais.
   Inicialmente, cerca de 4.200 candidatos inscreveram-se no processo deste ano, sendo 1.200 entrevistados diretamente nas universidades e 3.000 através do envio de currículos por e.mail e correio. Deste universo, 550 candidatos foram selecionados para a etapa de testes psicotécnicos e submetidos à aplicação de provas objetivas e de personalidade.
   Na etapa seguinte, 264 candidatos foram selecionados e agrupados em 18 turmas de dinâmicas de grupo. Deste total, 140 foram aprovados para as entrevistas individuais com Alexandre, Villa, Acyr e André Ferreira da divisão de auditoria, Jornere e Wanderlei da divisão de consultoria tributária e Marco e Edison da divisão de consultoria trabalhista.
   Finalmente, nos dias 02 e 03 de julho aconteceram as entrevistas finais. 75 candidatos foram entrevistados pelo Mauro, com a participação do Ronaldo e Marco, e no dia 1º de agosto teremos 33 novos profissionais iniciando os cursos na empresa.
   Agradecemos a todos aqueles que estiveram envolvidos no processo desde o início e o excelente trabalho realizado pelas profissionais da empresa NPA – Núcleo de Psicologia Aplicada, sob a coordenação da psicóloga Magali Fernandes.





1º Seminário Interno - 2002



  Com muito sucesso realizamos o 1º Seminário Interno da Terco, com a participação de todos os profissionais do "backoffice". No discurso de abertura do evento, feito por Ronaldo Loyola, foi assumido publicamente o compromisso da empresa de promover, anualmente, treinamento de capacitação pessoal e comportamental para o pessoal interno e, cada vez mais, a integração de todos em prol dos objetivos da empresa, principalmente em face da fusão com a BDO Directa: "... estamos perante novos desafios que requerem novas atitudes, onde é preciso integração, criatividade, atenção e agilidade. É um desafio que proporcionará muitas oportunidades a todos!"
   Em seguida, apresentaram-se as profissionais da empresa NPA – Núcleo de Psicologia Aplicada, que conduziram o evento com muita propriedade e competência sob a coordenação da psicóloga Magali Fernandes. No período da manhã de sábado (dia 08), foram abordados temas relacionados à mudança e automotivação, através de exposição de "slides" e atividades lúdicas. Alguns participantes comentaram a respeito do assunto abordado fazendo algumas correlações com o dia-a-dia no escritório.
   Durante a tarde, os painéis abordaram temas sobre como lidar com as diferenças individuais e a comunicação (saber ouvir, dar e receber "feedback"). Foram apresentados dois breves vídeos para posterior discussão entre os grupos.
   À noite, após um período de lazer com futebol, vôlei, pingpong e bate-papo, todos participaram de um churrasco de integração com a participação de um conjunto musical.

Criatividade
   No domingo (dia 09), a abordagem do seminário foi centrada no tema "A Equipe e sua Estruturação". Iniciamos com uma palestra ao ar livre e uma atividade que falava sobre as "facilidades" e "dificuldades" de se trabalhar em grupo. Logo após, foram formados três grandes grupos com o objetivo de criar uma peça teatral que retratasse todos os temas abordados no evento e transmitisse uma mensagem final para todos. Os grupos foram muito criativos, inclusive com relação aos figurinos (roupas, acessórios, etc.).
  O seminário foi encerrado próximo à hora do almoço com a entrega de certificados e um discurso emocionante da funcionária Francis, representando todo o grupo: "... acredito ter sido este um momento de muita honra para todos nós, na medida em que nossa motivação pessoal e profissional passa a ser outra daqui para frente!"
  Sem dúvida nenhuma um evento coroado de muito sucesso e êxito, onde com certeza conseguimos atingir todos os objetivos propostos para esse 1º encontro dos profissionais internos.







NPA e Organon


  Nossa parceria com a Organon foi constante, sendo que a partir de 2001, quando passamos a prestar nossos serviços à empresa, realizamos Análises de Potencial de candidatos a diferentes vagas em todo o Brasil.
  Alguns trabalhos específicos:
  Análise de Potencial de todos os Gerentes da área Comercial.
  Análise de Potencial de funcionários da área Industrial.
  Análise de Potencial por Competências, participando do projeto da área de Treinamento de Vendas
"Desenvolvimento de Talentos".
  Análise de Potencial de mais de 90 candidatos finalistas às vagas de Estagiários de Vendas em diferentes cidades do Brasil, com 37 vagas fechadas em 2005.

.